E aí, galera! No primeiro post eu falei da Adrenalina, então aqui vai uma breve explicação dela no organismo:
A Adrenalina é um neurotransmissor, substância utilizada para a transmissão de estímulos químicos entre neuronios. A neurotransmissão química é de fundamental importância para o mecanismo de diversas patologias e para a ação de fármacos e é a responsável pela conversão de energia elétrica para energia química entre um neurônio e outro na sinapse. A neurotransmissão, então, implica na necessidade de síntese do transmissor, de armazenamento, e de liberação.
O neurotransmissor é encontrado nas vesículas sinápticas, que após um potencial de ação e a posterior abertura dos canais de sódio, sai da célula pré-sináptica, permanece por um breve período na fenda sináptica e é reconhecido por receptores na célula pós-sináptica.
O efeito do estímulo no neuroreceptor é então observado na alteração da membrana da célula pós-sináptica e nos eventos que disso decorrem, que é a transmissão do estímulo de um neurônio para outro. Dessa forma os neurotransmissores se acoplam aos neuro-receptores.
A Adrenalina, especificamente, atua no sistema nervoso autônomo simpático.
Sempre que o organismo atravessa situações de elevado stress, cansaço físico, irritação, jejum prolongado e muitas mais situações, a adrenalina sofre um estímulo e inicia a sua produção, que vai atuar nos órgãos periféricos.
Ao atuar nesses órgãos vai provocar a dilatação da pupila, vasoconstrição, broncodilatação, tremores, suores, hiperventilação, taquicardia e outras reações adversas.
A adrenalina tem interferências a nível do sistema cardiovascular que são muito importantes, pois é a adrenalina que ajuda a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial adaptada quando o corpo está em repouso ou em momento de alto stress.
É um dos neurotransmissores mais importantes, então fica ligado!! 😉
Referências:
http://www.emforma.net/14948-funcoes-da-adrenalina
http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=24
http://www.emforma.net/14948-funcoes-da-adrenalina
http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=24
*Dúvidas, dicas, sugestões: envie um e-mail para amandalopes.diegoreis.biologia@gmail.com